I Festival do Frevo da Humanidade  – finais

DANÇA

De 23 a 31 de outubro Recife será a capital da dança com o início do 18º Festival Internacional de Dança do Recife – FIDR. O festival ampliou sua programação nesta edição com apresentações descentralizadas de acesso livre para o público, no Morro Conceição, Ibura e Estação Central do Metrô. Ao todo, serão 27 espetáculos com grupos nacionais, internacionais e pernambucanos, que se apresentam nos teatros de Santa Isabel, Hermilo Borba Filho, Luiz Mendonça, Barreto Júnior e Apolo com ingressos a preços populares de 10  reais e 5 reais meia-entrada.

Uma das novidades do 18º FIDR é a sua abertura na comunidade do Morro da Conceição. Em um palco armado na Praça será apresentado no dia 23, a partir das 20h, o espetáculo 3 Pontos, inspirado nas canções do grupo Nirvana e apresentado pela Focus Companhia de Dança do Rio de Janeiro. O bairro do Ibura, na quadra da Escola Professor Jordão Emerenciano, recebe o espetáculo Fusion do grupo pernambucano Animatroonicz junto com o Festival de Dança de Rua Ginga B.Boys e Ginga B.Girls. Também começam as oficinas  pedagógicas destinadas a bailarinos, alunos e interessados em dança. Confira a agenda de 23 a 27 de outubro:

Morro da Conceição
Quarta (23)
20h – Focus Cia de Dança (RJ) – 3 Pontos
Sexta (25)
20h – Focus Cia de Dança (RJ) – As Canções que Você Dançou para Mim
Sábado (26)
20h – Domínio Público (SP) Posso Dançar para Você?

Ibura
Domingo (27)
14h –  Animatroonicz (PE), Polo Hip Hop Fusion e Festival de Dança de Rua Ginga B.Boys e B.Girls

 

Teatro Santa Isabel
Quinta (24)
20h – Mimulus (MG) – Por um fio
Sexta (25)
20h – Mimulus (MG) – Entre
Sábado (26)
20h – Focus Cia de Dança (RJ) – 3 Pontos

 

Teatro Barreto Júnior
Sexta (25)
20h – Mudanzas Escénicas Clap! (ARG) – Sete Vidas Mas
Sábado (26)
20h – Vias da Dança (PE) – Entre Nós
Domingo (27)
19h –  MASSA Grupo de Teatro (RJ) – Capivara na Luz Trava

 

Teatro Hermilo Borba Filho
Quinta (24)
19h – Helder Vasconcelos (PE) – Foco Mostra de Processo de Criação
Sábado (26)
19h – Ester Weitzman (RJ) – Jogos de Damas

Domingo (27)
20h – Coletivo Lugar Comum (PE) – Leve

 

Teatro Luiz Mendonça
Domingo (27)
20h – Ebert Ortiz Escéna Contemporánea (MEX) – “33” La Ultima Cena

 

Teatro Apolo
Sexta (25)
20h – Cia Urbana de Dança (RJ) – Eu danço 8 Solos
Sábado (26)
20h – Hibridus Dança (MG) – Solos Hibridus
Domingo (27)
20h – Por Acaso (PE) – Para Josefina

 

 

Programação Pedagógica

Dias: 24 e 25/10/13 – Das 10h às 13h – Oficina: Processo Criativo da Mimulus Cia. de Dança. Ministrada por: Rodrigo de Castro e Andréa Pinheiro (MG) no Stúdio de Danças (Rua das Pernambucanas, 65- Graças) Público alvo: bailarinos de dança de salão.

Dia 24/10/13 – Das 09h às 17hOficina de Técnica de Clown e Performance na Dança Contemporânea. Ministrada pelo Grupo Mudanzas Escenicas Clap! (Argentina) na Escola Pernambucana de Circo (Av. José Américo de Almeida, 05 – Buriti). Público alvo: artistas de teatro, dança e circo.

Dias: 25 e 26 – das 14h às 17hSeminário Recordança: O ENTRELUGAR DA DANÇA POPULAR no Salão Nobre do Teatro de Santa Isabel. Dia 25 – Tema: “Dança popular: território em trans-formação” com os debatedores: Mika Silva (Balé Deveras); Marília Rameh (Cia. Artefolia); Hugo Menezes (Raios de sol) e Maria Acselrad (UFPE). – Palestrante: Liane Gesteira (Recordança). Dia 26 – Tema: “Dança afro: criação e autenticidade no jogo das identidades” com Debatedores: Zumbi Bahia (UFMA); Prof. Edilson Fernandes (UFPE); Tiago Ferreira (Bacnaré e Gilson Gomes (Magê Molê). Palestrante: Valéria Vicente (Recordança).

 

FREVO

Final do Festival do Frevo da Humanidade na sexta (25) e sábado (26) no Parque Dona Lindu, a partir das 19h com acesso livre para o público. São 24 composições finalistas, entre as categorias Frevo de Rua, Frevo de Bloco e Frevo Canção. No dia 26 o grupo SaGrama faz um espetáculo no final do festival. Quatro frevos de cada categoria, ao todo 12, se apresentam por dia. Na sexta-feira (25) apresentações das composições de Leninho e Zé Maria, Humberto Cardoso, Getulio Cavalcanti, Xico Bizerra, Samuel Valente, Amaro Samba – 05, Dudu do Acordeon, Bruno Santos, Henrique Albino, Josias Lima e Adriano Coelho.

Já no sábado (26) é a vez dos novos frevos criados por Roberto Cruz, Bráulio de Castro Fátima de Castro, Dudu do Acordeon, Jota Michiles, João Araújo, Ivanar Nunes, Ricardo Andrade, César Michiles, Adriano do Accordion, Waltinho D’Souza e Beto Hortis.

 

Deixe uma resposta

BLOGS PARCEIROS
Blog de 1 a 10
Recanto das Letras
Blog Olhares Blog Escritaci