DONA LINDU1

4º Festival de Literatura

Alunos do Colégio Motivo fazem releitura de obras do séc. XIX

 

O Colégio Motivo promove seu 4º Festival de Literatura, no próximo dia 4, no Teatro Luiz Mendonça – Parque Dona Lindu. Através da dança, da música e outras interpretações, serãoapresentadas ao público adaptações de clássicos do século XIX, mesclado com elementos atuais. No roteiro, grandes obras, como: Dom Casmurro, Sarau, O Cortiço, Memórias de um Sargento de Milícias, O Gato Preto, O Relógio de Ouro; Memórias Póstumas de Brás Cubas; além da leitura dramatizada da poesia parnasiana e simbolista.

O projeto, desenvolvido pela professora Fátima Amaral, já existe há quatro anos e tem como objetivo levar o aprendizado além da sala de aula. No evento, os alunos apresentarão releituras de romances e contos do século XIX. “O intuito é fazer com que os alunos mergulhem no conteúdo proposto e se envolvam ainda mais com a literatura. Também é uma forma de fixar os pontos principais das obras e perceber a importância cultural do passado”, explica a professora.

O Festival é dividido em dois momentos: a primeira metade do século XIX, com os temas e a estética da arte romântica; e a segunda metade do século XIX, que traz o realismo e o naturalismo como movimentos artístico-literários. Os alunos tiveram a missão de desenvolver projetos que associem  o passado e o presente. “Para produzir uma boa releitura de obra é preciso interpretar bem aquilo que se vê e exercitar a criatividade. Não é preciso usar a mesma técnica da obra original, é possível criar algo novo através de outras formas de expressão artística, sem perder o elo com a fonte de sua inspiração. Foi o que os alunos fizeram e o resultado do projeto será um belo espetáculo para a família”, reforça Fátima.

Serviço:

4º Festival de Literatura

Data: 04/06

Local: Teatro Luiz Mendonça |Parque Dona Lindu

Horário: A partir das 18h

Deixe uma resposta

BLOGS PARCEIROS
Blog de 1 a 10
Recanto das Letras
Blog Olhares Blog Escritaci