No Dia das Crianças, oficina gratuita convida garotada para uma aventura no Museu da Cidade do Recife
Nesta quinta-feira (12), Dia das Crianças, o Museu da Cidade do Recife convida a garotada para descobrir, com muita brincadeira e diversão, como foi construído o Forte das Cinco Pontas, onde hoje funciona o museu, e qual a sua importância para o Recife. Na oficina gratuita “Fortebrincar”, os pequenos também serão convidados a construir o seu próprio forte, usando papelão, papel colorido e tinta guache. A oficina, voltada para crianças a partir dos 7 anos, acontece das 14h às 16h e será ministrada pelo historiador Sandro Vansconcelos.
Não é à toa que o forte foi escolhido como mote para a oficina no mês das crianças. No dia 25 de outubro, a construção faz “aniversário”. Foi nesta data, no ano de 1630, que o Príncipe de Orange, o Forte Frederik Hendrik, autorizou o início das obras do Forte, projetado pelo comandante Diederik van Waerdemburgh e construído pelo engenheiro Commeresteyn. A construção de taipa e em formato pentagonal foi localizada estrategicamente para proteger as cacimbas de água doce e impedir que os navios inimigos circulassem pelas águas do braço direito do rio Capibaribe e chegassem até a Barreta dos Afogados, falha existente na mur6alha natural de arrecifes que protegia o porto, por onde poderiam se evadir com os barcos carregados de açúcar.
No final do século XVIII, com a expansão da cidade, o forte perdeu sua função militar e passou a ser utilizado como quartel e prisão. Esse uso permaneceu durante todo o século XIX. Em 1904, após uma grande reforma, o edifício passou a funcionar como Quartel General do Exército, sendo tombado pelo IPHAN em 24 de maio de 1938. Em seu assentamento constam ainda os nomes de Fortaleza de São Tiago das Cinco Pontas; Fortaleza das Cinco Pontas; Forte das Cacimbas e Forte Frederico Henrique. É propriedade federal e está cedido para a Prefeitura do Recife desde a década de 1980 para o funcionamento do Museu da Cidade do Recife.
 
FERIADÃO  – O Museu vai funcionar normalmente neste feriadão, da quinta (12) ao domingo (15), das 9h às 17h. Além da atividade para a garotada, os visitantes que forem ao museu poderão conferir a exposição “1817 – Revolução Pernambucana”, organizada pelo próprio MCR em parceria com o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. A mostra marca os 200 anos da revolta ocorrida em Pernambuco.
Oficina ForteBrincar
Quando: 12/10
Onde: Museu da Cidade do Recife
Horário: 14 às 16hs
Vagas: 25
Gratuito
Informações educativomcr@gmail.com e 3355.9540

Photo of happy girls with handsome lads in front smiling at camera

Deixe uma resposta

BLOGS PARCEIROS
Blog de 1 a 10
Recanto das Letras
Blog Olhares Blog Escritaci