Coletivo Angu de Teatro apresenta espetáculo Ópera neste sábado-20 e domingo-21 para comemorar sucesso da temporada no Rio de Janeiro

 

O espetáculo teatral ÓPERA baseado em quatro contos inéditos do escritor e dramaturgo pernambucano Newton Moreno, autor dos espetáculos teatrais “As Centenárias” (Com Marieta Severo e Andréa Beltrão), Maria do Caritó”(Com Lílian Cabral) e “Jacinta”(Novo espetáculo de Andréa Beltrão), volta ao Recife em duas únicas apresentações neste final de semana (dias 20 e 21), às 20h, no Teatro de Santa Isabel. Com temática gay, ÓPERA  é encenada pelo Coletivo Angu de Teatro e conta com seis atores homens e uma transexual no palco. A montagem busca investigar as possibilidades de cruzamento estético entre o homoerotismo/sexualidade e teatro. Com ÓPERA a Companhia faz uma homenagem ao grupo “Vivencial Diversiones”, ícone da contracultura na década de 70, no Recife.

 

ÓPERA se apresentou em janeiro deste ano, em temporada de sucesso, no projeto “Visões Coletivas – Nordeste Contemporâneo” que ganhou o edital de ocupação do Teatro Glauce Rocha 2012/2013. O projeto levou ao Rio de Janeiro, além do repertório do Coletivo Angu de Teatro, sete grupos teatrais e cinco atores com trabalhos solo, numa mostra do teatro contemporâneo produzido no Nordeste, com destaque para Pernambuco.

 

O texto ÓPERA traz uma radiografia da realidade brasileira, uma contundente crítica social que estimula o espectador a questionar os valores e as dificuldades do nosso tempo. O espetáculo investiga as possibilidades de cruzamento estético entre o homoerotismo/sexualidade e teatro. Com temática gay, pretende projetar reflexões, a partir de um compromisso sério com a dramaturgia e linguagem contemporânea. Não apenas na dimensão do tema homoerotismo, mas principalmente na afirmação das diferenças que compõem a nossa identidade.

 

A Companhia Coletivo Angu de Teatro apresenta a montagem com humor, de forma leve e engraçada, onde o texto estimula questionar os valores e as dificuldades do nosso tempo, quando o texto faz uma reflexão sobre as afirmações das diferenças que compõem a nossa identidade. “O amor é uma experiência humana que todos nós dividimos, na qual encontramos ressonância.”, declara o autor.

   Os quatro contos que serão apresentados:

“O Cão” narra as desventuras de um cachorro gay e os reflexos sobre a família de seu dono quando sua condição chega ao conhecimento público. O episódio culmina com a morte, por envenenamento, do cão pastor alemão e seu parceiro vira-lata. É uma insólita e comovente metáfora sobre a intolerância, encenada em formato de novela radiofônica, aos moldes daquelas realizadas a partir de 1940.

 

“O Troféu” conta a história de Pedro, ou Petra, um jovem torturado pela angústia de sentir-se inadequado em seu corpo e condição masculina. Ao ser diagnosticado como portador de câncer de mama, em delírio eufórico, ele passa a considerar-se uma verdadeira mulher. Esse quadro tragicômico recebe um tratamento cênico inspirado na linguagem das fotonovelas, em preto e branco, da década de 1960.

 

“Culpa” trata da história de Augusto, um soropositivo, consumido pelo remorso de Ter correspondido ao amor de um companheiro mais jovem.  Tentando eximir-se de tal sentimento, diante da morte iminente, ele procura, de forma desesperada, encontrar um novo parceiro para seu enamorado. Essa história será encenada explorando-se os maneirismos e elementos estilísticos presentes em cenas de telenovelas brasileiras da década de 1980.

 

“Ópera”, conto que batiza o espetáculo, trata do caso de submissão amorosa mantida entre um cantor de ópera e um garoto de programa. Será encenado como um melodrama; uma micro-ópera pós-moderna, fragmentada e metalingüística, ambientada em 2000.

 

 Sugestão de sinopse para roteiro:

Baseado em quatro contos inéditos do autor pernambucano Newton Moreno, a companhia de Recife, Coletivo Angu de Teatro, apresenta montagem de temática gay. Com humor, de forma leve e engraçada, o texto estimula questionar os valores e as dificuldades do nosso tempo. O espetáculo investiga as possibilidades de cruzamento estético entre o homoerotismo/sexualidade e teatro

 

Sobre o Coletivo Angu de Teatro:

O grupo iniciou os trabalhos em 2003, para o espetáculo “Angu de Sangue”, de Marcelino Freire. Em 2007, apresentou-se no Festival de Teatro de Curitiba, na mostra FRINGE, com os espetáculos Angu de Sangue e Ópera. Em 2008, foi a vez da estreia de “RASIF – Mar que arrebenta”. E, em 2011, estreou o espetáculo “Essa febre que não passa”, mais recente montagem do grupo. Em 2013, o Coletivo completa dez anos de trabalho contínuo, sendo o “Nordeste Contemporâneo – Visões Coletivas” a primeira atividade comemorativa.

 

 “Ópera” – Ficha Técnica:

Texto: Newton Moreno

Encenação e direção de arte: Marcondes Lima

Direção musical e trilha sonora original: Henrique Macedo

Preparação Corporal e assistência de Direção: Vavá Schön Paulino

Plano de Luz: Jathyles Miranda

Elenco: ,Arilson Lopes, Carlos Ferrera, Fábio Caio, Ivo Barreto, Tatto Medinni, Dirceu Siqueira e Andréa Close

Direção de Produção: Tadeu Gondim

Produção Executiva: Lilli Rocha / Nínive Caldas

Operador de Luz: Sávio Uchôa

Operador de Som: Tadeu Gondim

Camareiras: Irani Galdino e Beta Galdino

Confecção de Figurinos: Maria Lima e Helena Beltrão

Gravação, mixagem e masterização: Henrique Macedo

Assessoria de Imprensa: Margot Rodrigues

Fotografias: Tuca Siqueira

Contra-regras: Vavá Schön Paulino e Nínive Caldas

Realização: Coletivo Angu de Teatro

 
Serviço “Ópera” – “Visões Coletivas – Nordeste Contemporâneo

Apresentações: 20 e 21 de abril de 2013. (Sábado e domingo)

Horário: 20 horas

Local: Teatro de Santa Isabel 

Telefones / Vendas: (81) 3355-3322

Reservas /compra antecipada com valor promocional: angu.reservas@gmail.com

Preço: R$40,00 inteira / R$20,00 meia-entrada/promocional

Classificação etária: 18 anos

Lotação do teatro: 700 lugares

Duração do espetáculo: 80 minutos

 

Margot Rodrigues Produções e Assessoria de Comunicação
http://www.margotproducoes.com

(81) 9186-6392  8644-3171  9656-4268 3125-2335
skype: margot.producoes

Deixe uma resposta

BLOGS PARCEIROS
Blog de 1 a 10
Recanto das Letras
Blog Olhares Blog Escritaci