Formada por 10 mulheres e com uma sonoridade impecável, a banda Forrozão 100% Mulher mostrou, nesta sexta-feira (21), no Sítio Trindade, em Casa Amarela, que tocar forró de qualidade não é exclusividade do público masculino. Tendo à frente a dupla de vocalistas Ilana Ventura e Suelen Silva, o grupo apresentou com muita graça e beleza, um repertório recheado de sucessos de compositores consagrados, com Petrúcio Amorim, Maciel Melo e Luiz Gonzaga. As meninas também aproveitaram o show para fazer uma homenagem e pedir orações para o mestre Dominguinhos, que está com a saúde bastante debilitada.

“A ideia de criar a banda foi exatamente à de abrir o mercado dos forrozeiros para nós, mulheres, oferecendo uma alternativa a mais para o público pernambucano”, explicou Suelen. Com forte diferencial nos instrumentos de sopro, como saxofone e trompete, a 100% Mulher começou há 10 anos, como uma banda de frevo. “Há cinco anos resolvemos ampliar nosso repertório para as músicas juninas e o forró pé de serra, o que tem tido uma boa receptividade por parte do público, especialmente o feminino”, argumenta Ilana.

Todas moradoras da Região Metropolitana do Recife, as instrumentistas e vocalistas do 100% Mulher vêm colecionando elogios por onde passam. É caso da professora de História, Vera Alcoforado, de 32 anos. “Quando li no site da Prefeitura que essa banda ia se apresentar, fiz questão de prestigiar”, contou, Vera, que gostou muito do que viu e ouviu. “Elas são ótimas, quando terminar vou pedir autógrafos”, garantiu.

Outra banda bastante original também chamou a atenção do público que foi prestigiar o São João do Recife 2013 no Sítio Trindade, na noite desta sexta-feira (21): Muniz do Arrastapé. O vocalista e sanfoneiro José Muniz da Fonseca e mais três componentes do grupo são cegos de nascença. “Esse detalhe nunca nos atrapalhou, muito pelo contrário, sempre nos deu força para continuar divulgando nossa cultura”, garante Muniz, que é natural de Macaparana e já coleciona quatro CDs gravados. “A energia deles é contagiante e não devem nada a ninguém em termos de qualidade musical”, opina a estudante de Enfermagem, Luciana Souto Maior, de 22 anos, que vai ao Sítio todos os anos prestigiar no São João promovido pela Prefeitura.

Fotos do São João do Recife 2013 estão disponíveis no www.recife.pe.gov.br/saojoao.

Deixe uma resposta

BLOGS PARCEIROS
Blog de 1 a 10
Recanto das Letras
Blog Olhares Blog Escritaci