HABITO SAUDÁVEL

 

No Dia Mundial da Luta Contra o Câncer (8), o oncologista Alexandre Sales fala sobre prevenir e diagnosticar precocemente a doença

 O Instituto Nacional do Câncer (INCA) define o câncer como um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. De acordo com a American Cancer Society, de 30% a 40% dos casos da doença poderiam ter sido evitados com mudanças de hábitos, como uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas. O Dia Mundial da Luta Contra o Câncer foi criado para alertar e ampliar o conhecimento da população sobre o tema.

Oncologista do Hospital Esperança, o médico Alexandre Sales, explica que o surgimento da doença depende da intensidade e da duração da exposição das células aos agentes cancerígenos. Por exemplo, o risco de uma pessoa desenvolver câncer de pulmão é diretamente proporcional ao número de cigarros fumados por dia e ao número de anos que ela vem fumando. O mesmo acontece após anos de exposição a componentes de certos alimentos ricos em gordura, como frituras, maioneses, salsichas, linguiças, bacon, dentre outros.

“Manter hábitos saudáveis com uma boa alimentação, prática de atividades físicas, evitar exageros no álcool, ter cuidado com a exposição ao sol e não fumar podem ajudar a prevenir a doença”, afirma o médico. “Alguns alimentos apresentam gordura saturada e gordura trans; outros contêm altos níveis de agentes cancerígenos, como nitritos e nitratos usados em alimentos em conservas e embutidos”, diz o oncologista.

É importante frisar que muitos cânceres como os de pulmão, da cabeça e do pescoço, do esôfago, estômago, bexiga e intestino, por exemplo; estão relacionados a fatores ambientais como o fumo, álcool e má alimentação. Cânceres de pele e do colo uterino podem ser evitados com uso de protetores solares, com o exame de Papanicoalu e, mais recentemente, com a vacina contra o HPV, respectivamente. Consultas regulares ao médico também permitem detectar precocemente alguns tumores, em que a chance de cura da doença é maior.

Dr. Alexandre ainda diz que mesmo seguindo os passos para manter hábitos saudáveis, o câncer ainda pode se manifestar. Mas os avanços na medicina referentes à oncologia são grandes e vêm permitindo a cura na maioria dos casos e a melhoria na qualidade de vida para os pacientes. “Hoje, os centros de tratamento oferecem assistência médica completa aos pacientes oncológicos com atendimento ambulatorial, tratamento quimioterápico, exames e todo suporte técnico e humano necessário”, afirma.

Deixe uma resposta

BLOGS PARCEIROS
Blog de 1 a 10
Recanto das Letras
Blog Olhares Blog Escritaci