Mozart e Tchaikovsky no concerto da Orquestra Sinfônica do Recife desta quarta

Fotos: Andréa Rêgo Barros/PCR

Composições de grandes nomes da música erudita fazem parte do concerto da Orquestra Sinfônica do Recife, que ocorre nesta quarta-feira, 11 de setembro, às 20h, no Teatro de Santa Isabel. Peças de Ludwig Van Beethoven, Wolfgang Amadeus Mozart e Peter Ilyich Tchaikovsky serão conduzidas ao longo da apresentação, que terá na batuta da Orquestra o maestro Marlos Nobre. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados a partir das 19h, na bilheteria do Teatro.

Apesar da constante referência europeia quando se pensa em uma Orquestra Sinfônica, a abertura do programa ficará por conta de uma importante composição brasileira, no campo simbólico e artístico, o hino nacional. De acordo com o regente, a música de Francisco Manuel da Silva irá marcar a reestreia da Orquestra no meio musical, buscando a mesma emoção de quando a seleção brasileira entra em campo. “É a retomada da importância da Sinfônica do Recife no cenário nacional”, disse.

Depois de “Abertura Egmont Opus 84″, de Beethoven, a Orquestra Sinfônica do Recife receberá como solista convidada a jovem pianista Rachel Gico Casado. A recifense participa com o Concerto para Piano e Orquestra nº 23 em La Maior, K. 488, de Wolfgang Amadeus Mozart.

Finalizando a noite, a Orquestra Sinfônica toca a “Sinfonia nº 5 em Mi menor Opus 64”, de Tchaikovsky. Bucólica, valsante, marcial, apoteótica, é a preferida das salas de concerto e considerada a melhor do autor russo. De acordo com Marlos Nobre, a escolha desta peça teve também como critério propor um desafio e um estímulo artístico aos músicos. “Esta é uma das mais difíceis composições da música erudita, escrita em quatro movimentos e quase 42 minutos de duração. Requer muito estudo e ensaio, e os músicos tiveram um desempenho excelente”, disse.

Jovens aprendizes – Para o seu primeiro concerto frente à Orquestra Sinfônica do Recife, o maestro Marlos Nobre conseguiu reforçar os naipes de corda e sopro da OSR, com a integração de 20 jovens músicos oriundos do Centro de Criatividade Musical do Recife e do Conservatório Pernambucano de Música. Os novos membros acompanharão a Orquestra até o final da temporada 2013, aprendendo sob a batuta de Marlos Nobre, um dos pianistas e compositores mais premiados do mundo.

Serviço:
Concerto da Orquestra Sinfônica do Recife


Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, Santo Antônio

Data: 11 de setembro (quarta-feira)

Horário: 20h

A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados a partir das 19h, na bilheteria do Teatro.
Informações: 3355-3324 / 3322

Deixe uma resposta

BLOGS PARCEIROS
Blog de 1 a 10
Recanto das Letras
Blog Olhares Blog Escritaci