museu
Na próxima quarta-feira (19), às 19, o Museu da Cidade do Recife abriga o lançamento de Essa parte tão nobre do corpo da monarquia – poderes, negócios e sociabilidade em Pernambuco colonial. O livro é uma compilação de textos organizados por Breno Almeida Vaz Lisboa, Bruno Romero Ferreira Miranda, George Cabral de Souza e Henrique Nelson da Silva, que também assinaram alguns dos 13 ensaios.
 
A publicação, lançada pela Editora UFPE, com incentivo da Facepe, CNPq e Capes, reúne estudos de doutorandos e docentes de diversas universidades do país sobre o período colonial em Pernambuco. Os textos abordam aspectos distintos da vida pernambucana dos tempos coloniais, inclusive abrangendo o período holandês, atravessando sua história política, social, econômica e cultural. 
 
Segundo o professor da UFPA, Rafael Chambouleyron, autor do prefácio, além do aprofundamento da história da capitania de Pernambuco, o livro tem outro mérito: “A obra objetiva também reivindicar um lugar apagado nas explicações sobre o funcionamento do mundo colonial. As chamada capitanias do Norte têm em grande medida sido deixadas de lado em obras coletivas ou monográficas que buscam compor uma análise global das dinâmicas coloniais na América portuguesa.”
 
Ao abordar também a açucarocracia em Pernambuco, o livro dialoga com a exposição em cartaz no Museu da Cidade, Doc(e) Recife, que faz um passeio pelo período colonial, resgatando o histórico da exploração da cana-de-açúcar e suas consequências políticas, sociais, econômicas e culturais, como a estruturação da sociedade a partir do cultivo do produto.
 
SERVIÇO
Lançamento do livro Essa parte tão nobre do corpo da monarquia 
Onde: Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José)
Quando: Quarta-feira (19/10), às 19h
Informações: (81) 3355-9540 / 98861-2707 (George Cabral)

Deixe uma resposta

BLOGS PARCEIROS
Blog de 1 a 10
Recanto das Letras
Blog Olhares Blog Escritaci