A 3

A 2A 1

 

Serão 10 dias, desta terça(30) até 10 de julho, para pensar e propor soluções de urbanização e habitação social, aqui em Pernambuco. O desafio foi lançado para 60 arquitetos brasileiros e de diversos outros países que participarão do V Workshop Internacional de Desenho Urbano AA/UFPE, no Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas. O encontro, organizado pela escola de arquitetura Architectural Association School of Architecture – AA, em Londres, na Inglaterra, e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE, reúne 12 professores das duas instituições e terá como foco principal das discussões a urbanização e revitalização da Lagoa Olho D´Água, em Jaboatão dos Guararapes. A abertura acontece dia 30, às 19h, com palestra dos professores e arquitetos Zeca Brandão (UFPE) e Jorge Fiori (AA), representando as duas instituições de ensino.

“A intenção desse workshop é articular as propostas dos arquitetos ao Plano de Desenvolvimento Sustentável da Lagoa Olho D’ Água, desenvolvido pelo Consórcio PROJETEC-DIAGONAL, em particular ao Plano de Desenvolvimento Local Integrado (PDLI), que orienta as intervenções na área quanto ao desenvolvimento socioeconômico, físico-territorial e institucional”, afirma o arquiteto, urbanista e professor da UFPE Luiz Amorim, que coordena os trabalhos do Workshop, aqui no Estado.

Na programação do evento, haverá palestras, debates, visitas à área do projeto estudado e oficinas. O encontro vai reunir a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Júnia Santa Rosa e especialistas como os arquitetos e professores Luiz Amorim e Zeca Brandão, ambos da UFPE, o arquiteto e urbanista Jorge Fiori, representando a Architectural Association School of Architecture de Londres, a  economista e socióloga Tânia Bacelar, o engenheiro João Recena, sócio-diretor da PROJETEC, além de representantes da Secretaria Estadual de Habitação de Pernambuco e da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.  O evento é aberto ao publico nos dias 30 de junho e dias 01 e 10 de julho. Nos demais dias será fechado para os grupos de arquitetos que irão elaborar as propostas do projeto.

 

SERVIÇO

V Workshop Internacional de Desenho Urbano

Quando: 30 de junho a 10 de julho

Onde: Museu da cidade do Recife/ Forte das Cinco Pontas

Informações: 81. 3419.8070, 3355.3106, 3355-9547

Assessoria de Imprensa do Workshop:

Ricarte Passos(9894-4565)

PROGRAMAÇÃO

DIA 30/06

Local: Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas

19h – Abertura – Palestra com Zeca Brandão(UFPE) e Jorge Fiori (AA)

19h30 – Saudações institucionais (Ministério das Cidades, MDU/UFPE, Secretaria Estadual de Habitação/Governo de Pernambuco, Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.

 

20h – Palestra inaugural da arquiteta e urbanista Solange Carvalho (UFRJ)

Tema: “Projetos de Urbanização de Favelas no Rio de Janeiro- práticas, resultados e inovações para integrar às favelas à cidade formal”.

 

DIA 01/07

Local: Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas

09h – Palestra com a economista e socióloga Tânia Bacelar (Sócia-diretora da CEPLAN Consultoria Econômica e Planejamento e professora aposentada da UFPE).

Tema: A Região Metropolitana do Recife

 

Apresentação da área de estudo – (Histórico de ocupação da área, Condicionantes ambientais, parâmetros legais, projetos urbanos existentes e panorama de futuro e infraestrutura urbana).

 

10h30– Coffee Break

 

11h – Apresentação do Programa Minha Casa, Minha Vida – Palestra com a diretora da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades Júnia Santa Rosa.

 

12h – Apresentação técnica:

Local: Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas

 

– Júnia Santa Rosa e Equipe técnica do Ministério das Cidades – Apresentação do  Programas do Governo Federal na área da Lagoa Olho D´Água.

 

– João Recena – Diretor da PROJETEC – Apresentação do Plano de Desenvolvimento local integrado da Lagoa Olho D´Àgua.

 

DIA 02/07

Local: Lagoa Olho D´Água (Jaboatão dos Guararapes)

9h30 – Visita à área de intervenção

 

DIA 10/07

Local: Museu da Cidade do Recife/Forte das CincoPontas

14:00 – Apresentação dos resultados da oficina do projeto

17h30 – Saudações finais

 

Deixe uma resposta

BLOGS PARCEIROS
Blog de 1 a 10
Recanto das Letras
Blog Olhares Blog Escritaci