Iniciativa tem o objetivo de trazer novos nomes e fortalecer a circulação de produções da região
 
 
A descoberta de novos talentos e a busca pelo caráter questionador das expressões artísticas são o mote da Mostra Nordeste de Artes Visuais, que será lançada na próxima terça-feira (11), às 19h, no Museu Murillo La Greca. Com curadoria do artista plástico José Rufino, a exposição acontece em paralelo à Copa das Confederações, com a proposta de reunir obras de dois artistas visuais de cada um dos nove estados do Nordeste. 
 
A iniciativa tem o objetivo de incentivar a circulação de produções e aumentar o intercâmbio cultural entre artistas, público e entidades voltadas ao setor. De acordo com José Rufino, o elo que une os nomes selecionados é um paradoxo artístico: eles possuem em comum o fato de serem nordestinos, ao mesmo tempo em que suas produções não se limitam às questões regionais. “A mostra possui um direcionamento semelhante ao ambiente globalizado em que vivemos. Comparando com as décadas anteriores, possuímos um cenário mais prolífico graças à tecnologia atual, que permitiu uma maior interação entre artistas, público e pesquisadores”, afirma.
 
Outro critério utilizado foi o diálogo estabelecido entre criador, obra, público e contexto, no qual todos estão inseridos. Segundo Rufino, as Artes Visuais prestam um serviço ao cidadão quando contribui na formação de um senso crítico. “A produção de um artista precisa transcender o nosso olhar, provocar questionamentos e nos despir de ideias pré-concebidas. Aí sim, estamos diante de uma ação verdadeiramente transformadora”, pondera. 
 
A Mostra Nordeste de Artes Visuais é resultado de uma parceria entre a Prefeitura do Recife, a Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE/MinC), a Funarte Nordeste, o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), e o Fórum Nordeste de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, através das Secretarias de Cultura dos Estados da Paraíba, de Pernambuco, de Alagoas, do Rio Grande do Norte, do Ceará, do Maranhão, e das Fundações de Cultura dos Estados da Bahia, do Piauí e de Aracaju.
 
 
Serviço:
Mostra Nordeste de Artes Visuais
Local: Museu Murillo La Greca – Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366 – Parnamirim, Recife – PE
Abertura: 11 de junho, às 19h.
Visitação: Até 31 de junho, de terça à sexta, das 9h às 12h, e das 14h às 17h. Sábados e Domingos, de 13h às 17h.
Informações: (81) 3355-3126 e (81) 3117.8439
 

Deixe uma resposta

BLOGS PARCEIROS
Blog de 1 a 10
Recanto das Letras
Blog Olhares Blog Escritaci