José Nivaldo Junior conta história de julgamento de Deus durante a ditadura

O segundo romance do autor recifense traz como pano de fundo o golpe dos militares, atacando o regime ditatorial (jconline-Ne10)

jose nivaldo

 

Quando o golpe militar de 1964 depôs João Goulart, Jango, da presidência, uma das modas no Brasil eram os julgamentos simulados em que dois lados defendiam ou acusavam um réu hipotético. Durante a ditadura, esses exercícios eram uma forma de, ponderado sobre a democracia grega, por exemplo, falar da democracia por aqui. Ao criar uma ficção sobre esse período, o escritor e publicitário pernambucano José Nivaldo Júnior exagerou a simulação dos tribunais: fez a ditadura submeter os feitos de Deus a um júri.

Essa é a história de 1964: o julgamento de Deus (Bagaço, 304 páginas, R$ 40), que tem lançamento hoje, a partir das 18h, na Livraria Cultura do Paço Alfândega. O livro é o segundo romance do recifense Nivaldo, que antes havia feito uma continuação para uma obra do pai, José Nivaldo, Atestado da donzela. O publicitário é também autor de Maquiavel, o poder, que já teve mais de 20 edições.

Em 1964: o julgamento de Deus, Nivaldo cria a inusitada situação de um julgamento de Deus por parte da ditadura em uma ironia ao conservadorismo religioso e aos militares. O “processo” começa na pequena cidade de Boi Pintado, representação da Surubim em que o autor cresceu. Depois da BBC de Londres divulgar o fato, a história ganha repercussão mundial.

“Neste livro, eu amplio algo que ensaiei antes: um fato que acontece em um lugar sem importância ganha holofotes no mundo inteiro. Isso é a extensão do processo dialético, em que tudo está relacionado”, conta Nivaldo. Ele era adolescente quando o golpe estourou, mas depois passou a combater a ditadura e chegou a ser preso, em 1973, por mais de 21 meses.

(http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/literatura/noticia/2014/04/01/jose-nivaldo-junior-conta-historia-de-julgamento-de-deus-durante-a-ditadura-123338.php)

 

Assista a entrevista com o escritor:

http://www.senado.gov.br/noticias/tv/programaListaPadrao.asp?IND_ACESSO=S&IND_PROGRAMA=S&COD_PROGRAMA=19&COD_VIDEO=347831

Versão para download:

www.ojulgamentodedeus.com.br

Deixe uma resposta

BLOGS PARCEIROS
Blog de 1 a 10
Recanto das Letras
Blog Olhares Blog Escritaci