A MARCO ZERO

21h00 – SpokFrevo Orquestra (Solo)

Hino de Pernambuco – Spok Solo | Composição: Oscar Brando da Rocha

Moraes é Frevo – SpokFrevo Orquestra  | Composição: Spok

Lágrimas de Folião – Léo Gandelman (sax) | Composição: Levino Ferreira

Onze de Abril – Jeff Cressman (trombone) Composição: Dominguinhos

Nino o Pernambuquinho – Maestro Forró | Composição: Maestro Duda

 

—————————————–

21h20 – Mestres do Frevo

7 Corações

Maestro Nunes

Maestro Guedes Peixoto

Maestro Clóvis Pereira

Maestro Duda

Maestro Edson Rodrigues

Maestro Ademir Araújo

 

MAESTRO NUNES – José Nunes de Souza, o Maestro Nunes, nasceu em 1931, em Vicência-PE. Aos 9 anos, já tocava em bandas de cidades do interior. Em 1950 veio para o Recife, onde integrou diversas bandas, dentre elas Banda Manoel Óleo, União Operária da Macaxeira e Banda do Liceu de Artes e Ofícios. É um dos mais populares compositores de frevo do país, sua contabilidade chega perto dos 3 mil frevos compostos. Nunes é o maior patrimônio vivo do frevo no estado.

CONTATO – (81) 3221.2452 | 9625.7286

 

MAESTRO GUEDES PEIXOTO – Mário Peixoto Guedes Alcoforado nasceu em Goiana-PE, em 1939. Desde cedo demonstrava interesse particular pela música, e foi esta escolha que o conduziu para o Conservatório Pernambucano de Música. Estudioso musical, regente e compositor, Guedes Peixoto possui uma produção das mais representativas da atualidade e seus arranjos destacam-se pela excelência. Montou e regeu óperas e concertos sinfônicos com a Orquestra Sinfônica do Recife, além de ter escrito sonatas, missas populares e frevos. Entre suas obras, destacam-se:Reforma agrária, 1964; Frevo da saudade, Trumbicando, Jane e Suzy, 1970; Barbosa Filho no Frevo, Não perca tempo, frevo-canção, 1990; Frevo no Português.

 

MAESTRO CLÓVIS PEREIRA – Nascido em Caruaru, em 1932, herdou dos pais a veia musical. Estudou piano e aos 16 anos iniciou a carreira de músico profissional. Em 1953 foi considerado o mais jovem maestro do Brasil em atuação à frente das orquestras de rádio e em estúdios de gravações. Morou nos Estados Unidos , na década de 90, para fazer mestrado e doutorado em composição musical, na Universidade de Boston. Dentre as várias participações em gravações, quer como compositor, arranjador, pianista, regente e Diretor Musical, são destaques: Ritmos Alucinantes – Piano Solo & Conjunto -, com participação de artistas como Hermeto Pascoal, Heraldo do Monte, entre outros; – Botando pra Frevar; Orquestra Armorial – Vols. 1, Vol. II e Vol. V; Sa Grama – Vol. I – compôs a faixa Terno de Pifes e fez comentário no encarte do CD, entre outros.

 

MAESTRO DUDA – Arranjador. Instrumentista. Regente. Nascido em Goiana, em 1935, aos oito anos já tinha aulas de música com o regente Alberto Aurélio de Carvalho e começou a integrar a Banda Saboeira de sua cidade natal, regida por seu professor. Aos 12 anos, compôs o frevo “Furacão”. Desde cedo participa de festivais de música em todo o país. Foi escolhido pelo Projeto Memória Brasileira, da Secretaria de Cultura de São Paulo, como um dos 12 melhores arranjadores do século. Entre as suas principais composições, estão: Cidadão frevo, Estação do frevo, Fantasia carnavalesca, Furacão, Homenagem à Princesa Isabel e Marcela.

CONTATO – (81) 9832.2111 | 8845.-2779 | 9752.6895

 

MAESTRO EDSON RODRIGUES – Desde criança o Maestro Edson Rodrigues é envolvido com música. Mas é apenas em 1958 que o artista entra na Banda Municipal do Recife. Sua trajetória é de sucesso: conquistou o primeiro lugar no concurso de músicas carnavaLescas, promovido pela Prefeitura do Recife em 1975. Em sua trajetória musical, participou de apresentações com  Alceu Valença, Clara Nunes, Sivuca e Elizete Cardoso.
 

MAESTRO ADEMIR ARAÚJO – Professor, compositor, arranjador, regente mestre na arte de coordenar atividades relacionadas ao estudo e a prática da música, o Maestro Formiga, agora reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco, é um dos mais respeitados nomes da música pernambucana. É pesquisador e compositor que passeia por diversos ritmos e gêneros com muita desenvoltura, e já acompanhou artistas como Luiz Gonzaga e Lenine. É membro da Academia Pernambucana de Música, Regente/Diretor musical da Orquestra Popular do Recife e da Banda Amigos da Cidade do Recife, além de ser coordenador artístico musical do Ponto de Cultura Bandas Centenárias Convergência Digital. 

—————————————–

21h38 – Claudionor Germano / Expedito Baracho

Oh! Bela   -Composição: Capiba

Trombone de Prata  – Composição: Capiba

Juventude Dourada  -Composição: Capiba

 

CLAUDIONOR GERMANO – O cantor Claudionor Germano apresenta no seu currículo a produção de 23 Lps e oito CDs, nos quais são encontradas 132 músicas compostas por Capiba. No carnaval, sua voz ecoa em todos os encantos de Pernambuco e nos estados vizinhos. Claudionor Germano da Hora nasceu no Recife, em 10 de agosto de 1932, iniciando a sua carreira artística no Rádio Club de Pernambuco há sessenta anos, em 1947. Na terça-feira (17), Claudionor Germano faz grande show no Marco Zero ao lado do seu filho Nonô Germano e a Orquestra Popular do Recife, comandada pelo Maestro Ademir Araújo.
CONTATO – 3082.2830 | 9112.2622

EXPEDITO BARACHO – Expedito Baracho comemora os 60 anos de atividade como cantor e Pernambuco agradece pela dedicação a musica de todos os tempos, em especial a contribuição que ele vem dando ao ritmo do Frevo, nosso cartão postal musical, ao longo de sua carreira. Expedito foi o artista que mais gravou as músicas do compositor Nelson Ferreira, e vem defendendo os compositores das novas gerações, a exemplo de Marcelo Varella, Bráulio de Castro e Maurício Cavalcante, entre outros, levando a canção pernambucana para todos os recantos do Brasil, contribuindo de forma decisiva (ao lado de Claudionor Germano), para a inclusão do Frevo na seleta casta da Música Popular Brasileira.

CONTATO – (81) 9112.2622

 

—————————————–

21h48 Edu Lobo

Frevo Diabo – – Composição: Edu Lobo e Chico Buarque

No Cordão da Saideira – Composição: Tetê Raides

Frevo Nº 1  – Composição: Antônio Maria

 

EDU LOBO – Este ano, Edu Lobo participa pela primeira vez do Carnaval do Recife. Entre os três frevos que o artista irá cantar, dois foram criados por ele: Frevo Diabo e Cordão da Saideira, além deFrevo Número 1, composto pelo pernambucano  Antônio Maria.

CONTATO – (21) 98157.4341

 

____________________________

21h58 – Guerreiros do Passo

Canhão 75 (Dobrado) – Composição: Nino Galvão

Canhão 75 (Frevo)

 

GUERREIROS DO PASSO – Os Guerreiros do Passo estão em atividade desde o ano de 2005, sendo formado por discípulos do famoso passista Francisco do Nascimento Filho, o Mestre Nascimento do Passo. A idealização do grupo tem o propósito da manutenção do trabalho herdado do Mestre e da preservação de elementos coreográficos tradicionais da dança do Frevo. São realizados ainda, projetos e estudos visando estimular a prática permanente desta dança, demonstrando que o ritmo tem força cultural suficiente para ser vivenciado fora da época carnavalesca.

____________________________

22h04 –  Antônio Nóbrega  

Carrossel do Destino – Composição: Antônio Nóbrega e Bráulio Tavares

O Rei e o Palhaço  Composição: Antônio Nóbrega e Bráulio Tavares

Fervo

 

ANTÔNIO NOBREGA – O  multiartista Antônio Nóbrega, homenageado no Carnaval do Recife 2014, passa a faixa de homenagem ao Maestro Spok, no Palco do Marco Zero, nesta sexta-13. Em 1993, os dois artistas se apresentaram juntos pela primeira vez, em cima de um trio elétrico, na Avenida Boa Viagem. Do encontro surgiu uma parceria que rendeu espetáculos, Cds, Dvds e viagens nacionais e internacionais. Este ano, Nóbrega promete encantar a plateia pernambucana com canções próprias, independentes da ligação carnavalesca, como: Zumbi, Estrela D’alva e Foguete Brasileiro.

CONTATO – (11) 98159.1700

 

____________________________

22h15 – G. Azevedo / Banda de Pau e Corda

Aquela Rosa – Composição: Geraldo Azevedo e Carlos Fernando

Pitomba Pitombeira – Composição: Paulo Fernando

Viva o Recife – Composição: Zezinho Franco e Sérgio Andrade

 

GERALDO AZEVEDO – O cantor e compositor pernambucano Geraldo Azevedo acaba de completar 70 anos. A festa começou no Rio de Janeiro com duas apresentações do show Noites de Frevo no Circo Voador, e continua Brasil afora o ano todo. Agora, é chegada a hora do artista festejar com seus conterrâneos e melhor momento não há: é carnaval, tempo de folia!

CONTATO –  (21) 99367.3277

 

____________________________

22h26 – Josildo / Maciel Melo / Beto Hortís (sanfona)

Quer ir mais eu? – Composição: Luiz Gonzaga e Miguel Lima

Davanira – Composição: Maciel Melo e Ananias Junior   

Pagode Russo – Composição: Luiz Gonzaga e João Silva

 

 

JOSILDO SÁ – Artista nascido em Floresta e criado em Tacaratu, ambas no alto Sertão pernambucano. Josildo Sá resgatou, ainda na década de 90, o samba de latada. É referência na atual cena do forró e vai além quando dialoga com diversas nuances musicais. Josildo é original, cru e ao mesmo tempo moderno, o sertão é essência para sua musicalidade. Com o disco Samba de Latada (2008), de Josildo Sá e Paulo Moura, o pernambucano fez shows em importantes festivais, como o Tim e foi indicado como ‘Melhor cantor regional’ na 6ª edição do Prêmio da Música Brasileira, em 2008. Em 2011, Josildo Sá assina ao lado de Paulo Moura (de forma saudosa e de homenagem ao grande parceiro) o DVD Samba de Latada.

CONTATO – (81) 3265.6616 | 8713.7229 | 8699.7339

 

Maciel Melo – Natural de Iguaraci, sertão pernambucano, Maciel Melo é o mais completo mais completo compositor de forró em atividade no Nordeste. Maciel Melo não é apenas um cantor e compositor que recriou o forró nos anos 90, é hoje uma referência da música nordestina, cuja estrutura revolucionou a partir do xote Caboclo sonhador, popularizado por Flávio José e Fagner, e pelo próprio autor. Não é só a autêntica instrumentação do forró pé-de-serra que marca o trabalho de Maciel Melo. A temática de suas letras é fundamental para a continuidade do forró que teve as bases assentadas por Gonzagão.

CONTATO – (81) 9973.6869

 

 

____________________________

22h36 – Fagner

Frevo de Orfeu – Composição: Tom Jobim e Vinícius de Moraes

Evocação N° 1 – Composição: Nelson Ferreira

Molhadinho de Suor (Beto volta com a Sanfona) – Composição: Alceu Valença

Pedras Que Cantam (Beto volta com a Sanfona) – Composição: Dominguinhos e Fausto Nilo

 

FAGNER – O Cantor Fagner é considerado um dos maiores compositores do Brasil. Entre suas canções de grande sucesso estão: Borbulhas de amor, Espumas ao Vento, Deslizes e Ai que saudade D’ocê.  Com letras românticas, suas  músicas foram tema de novela entre as décadas 80 e 90. Seu primeiro Lp foi Manera Fru-fru, Manera, lançado em 1973.

CONTATO – (21) 2548.3324

 

____________________________

 

22h48 – Elba Ramalho

Banho de Cheiro – Composição Carlos Fernando

Energia / Quero Mais – Composição: Energia – Lula Queiroga | Quero Mais – Nando Cordel

Frevo Mulher – Composição: Zé Ramalho

 

ELBA RAMALHO – A paraibana Elba Ramalho faz grande apresentação na abertura do Carnaval do Recife 2015. No repertório combinado com Spok, a musa paraibana, mas pernambucana de coração, promete agitar o Marco Zero com o maracatu Braia Dengosa, do eterno Luiz Gonzaga. A canção fez parte do repertório do Cordas, Gonzaga e Afins, espetáculo que celebrou os 35 anos de carreira da cantora, em 2014. Amada pelos pernambucanos,  a cantora abre e fecha o Carnaval do Recife pela segunda vez consecutiva. 

CONTATO – (21) 98125.1368

 

____________________________

22h59 – Khrystal E Lucy Alves (sanfona)

Chiquita Bacana – Composição: Carlos Alberto Ferreira Braga (Braguinha)

Chuva suor e cerveja – Composição: Caetano Veloso

 

KRYSTAL – Premiada três vezes como “Artista do Ano” , “Intérprete do Ano” e “Show do Ano” pelo prêmio Hangar de Música 2014 e indicada ao Kikito no Festival de Cinema de Gramado pela atuação no filme de Alceu Valença ( A Luneta do Tempo ) ,a cantora Khrystal segue na produção de seu próximo disco de composições próprias e depois de participar da Abertura do Carnaval de Natal com a Banda DuGiba,chega ao Recife a convite do amigo Spok para participar da Folia Pernambucana no Marco Zero.

 

LUCY ALVES –  Natural de João Pessoa, Paraíba, Lucy Alves é cantora, compositora e milti-instrumentista. Realizou shows pelo Brasil através do Projeto Pixinguinha e também se apresentou em Portugal, Alemanha, Itália, Estonia e França. Em 2012, participou do Carnaval do Recife, no Bloco da Madrugada.

  

____________________________

23h05 – Ylana e Yuri Queiroga

Calcanhar– Composição: Yuri Queiroga e Manuca Bandini

 

Ylana Queiroga – CONTATO: 8264.4865

Yuri Queiroga – CONTATO: 8771.7806

____________________________

23h09 – Pagunça (Guga, Kadu e Ranilson)

Varre Vassourinhas – Composição: Maugeri Neto

 

____________________________

23h12 – Coral Edgard Moraes –  Passar o som

Valores do Passado – Composição: Edgar de Moraes

P. Anjo no Bloco das Flores (C/ Bloco das Flores) – 

 Madeira ( Part. Sandy Cressman – cantora)  – Composição: Capiba

Último Regresso (C/ Getúlio Cavalcante) – Composição: Getúlio Cavalcanti

 

 

CORAL EDGARD MORAIS – O Coral Edgard Moraes, com 25 anos de trajetória, é formado pelas filhas e netas do consagrado compositor Edgard Moraes. O grupo já dividiu o palco com grandes nomes da música popular brasileira, como: Maria Bethânia, Maria Rita, Elba Ramalho, Caetano Veloso, Antônio Nóbrega e Claudionor Germano. Há 8 anos, o Coral realiza o Dia do Frevo de Bloco, no Pátio de São Pedro, que reúne grande encontro de blocos líricos no Pátio de São Pedro.

CONTATO – (81) 8833.7267

 

____________________________

 

23h23 – Gustavo Travassos / Vanessa Oliveira

Noite dos Mascarados – Composição: Chico Buarque

 

GUSTAVO TRAVASSOS – Cantor , compositor e produtor musical, Gustavo Travassos fez seu primeiro show em 1984, no Teatro Valdemar de Oliveira. Em 2007, lançou seu primeiro CD de carnaval em homenagem aos 100 anos do frevo, patrimônio imaterial da humanidade. Há quinze anos é considerado o Cantor Oficial do Galo da Madrugada, onde se apresentou ao lado de convidados ilustres, como:  Geraldinho Azevedo, Lenine e Fafá de Belém. No ano passado, o artista lançou o CD Azaração, em homenagem ao compositor Carlos Fernando.

CONTATO – (81) 9242.5443 | 3061.4733

____________________________

23h26 – Almir / Marrom Brasileiro / Ed Carlos

Arreia a Lenha – Composição: Marrom Brasileiro

 

ALMIR ROUCHE – Almir Rouche aos seus 29 anos de carreira (completará agora em 2015) é um dos maiores cantores do Estado de Pernambuco. A sua banda, numa releitura de ritmos, faz um som que é uma mistura de frevo, ciranda, coco de roda e maracatu, com sons universais. E é por isso que no Galo da Madrugada, quando mais de 2,0 milhões de pessoas se concentram nas ruas do Recife, Almir Rouche – puxador oficial do evento, faz festa dos milhões de foliões que acompanham o bloco, com muita alegria e frevo no pé. Não é por acaso que Almir Rouche foi o primeiro a subir e conduzir um trio-elétrico no carnaval pernambucano à frente do Galo da Madrugada.

CONTATO – (81) 3061.4733 | 8148.9797

 

____________________________

23h30 – André Rio / Nena Queiroga / Luciano Magno (Guitarra)

Chuva de Sombrinhas – Composição: Nena Queiroga e André Rio

 

ANDRÉ RIO – O cantor André Rio começou a cantar aos 9 anos. Mas é em 1990 que o artista grava o seu primeiro disco intitulado “André Rio e a banda modelo do meu terno”, com grande influência  na MPB. O pernambucano tem experiência de peso em seu currículo. Além de ter participado da turnê “Pernambuco em canto” ao lado de Alceu Valença, Elba Ramalho e o Mestre Naná Vasconcelos, André Rio se apresentou com o grupo baiano Olodum para uma plateia de 25 mil pessoas em Milão.

CONTATO – (81) 8680.4454 | 9614-4532

 

____________________________

23h34 – Fábio Trummer / Du Peixe  

A PRAIEIRA – Composição: João Higino Filho

Quando a Maré Encher – Composição: Fábio Trummer

 

FÁBIO TRUMMER – Vocalista e guitarrista da Banda Eddie, Fábio Trummer é um dos convidados de honra do Maestro Spok para a abertura do Carnaval 2015.  Em seu caldeirão sonoro, a Eddie cria novas ambiências com punk rock, surf music, reggae, frevo e samba. A banda é uma legítima representante da música popular urbana que se faz no Brasil.

CONTATO – (81) 9152.1218

 

____________________________

23h48 – Alceu Valença

Bicho Maluco Beleza – Composição: Alceu Valença e Rubem Valença Filho

Voltei Recife – Composição: – Luiz Bandeira

Tropicana – Composição: Alceu Valença e Vicente Barreto

 

ALCEU VALENÇA – O irreverente Alceu Valença é uma das figuras mais expressivas do Carnaval do Recife. Além de cantor, Alceu é também compositor de músicas que fazem a cabeça do folião pernambucano. As canções  Tropicana, Bicho Maluco Beleza e Me segura se não eu caio, são sucessos que não podem faltar nos quatro dias de folia.

CONTATO – (21) 8122.3222

____________________________

24h00 – Todos

É de Fazer Chorar– Composição: Luiz Bandeira

Vassourinhas – Composição: Matias da Rocha e Joana Batista Ramos

 

Logo em seguida ao show do Maestro Spok e convidados, a festa continua com a apresentação do cantor André Rio, que sobe ao palco com os convidados Gustavo Travassos e Liv Moraes. O show vai até 1h30.   

 

Deixe uma resposta

BLOGS PARCEIROS
Blog de 1 a 10
Recanto das Letras
Blog Olhares Blog Escritaci