Recife Antigo de Coração ganha a cidade

Mais uma edição do projeto vai garantir atividades

lúdicas, culturais e esportivas

 

Neste domingo (28), o Recife Antigo ganha uma nova cara e se transforma, mais uma vez, em um grande espaço público de lazer. Essa será a segunda edição do projeto “Recife Antigo de Coração”, fruto de uma iniciativa-piloto realizada no mês passado pela Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. Serão oferecidas atividades lúdicas, culturais e esportivas que acontecerão durante todo o dia; além da Feirinha do Bom Jesus e da Prodarte, que já acontecem no bairro.

 

A expectativa é que 10 mil pessoas passem pelo Recife Antigo no período das 8h às 19h. “Essa é uma iniciativa que agradou bastante durante a edição do projeto-piloto e nossa intenção é que ela cresça. É importante garantir que a população tenha um espaço de lazer como este”, afirmou o secretário de Turismo e Lazer, Felipe Carreras. A programação é voltada para pessoas de todas as idades.

 

Na Praça do Arsenal, as atividades são mais voltadas para o público infantil. Das 8h às 12h e das 14h às 18h, serão oferecidas brincadeiras de comando, jogos cantados, atividades com massa de modelar, e muito mais. Das 9h30 às 10h30, está prevista a apresentação do teatro de bonecos “Polichinelo e seus convidados”. À tarde, a programação conta com apresentações circenses e oficinas, das 15h30 às 17h30. Nesse meio tempo, das 16h30 às 17h30, acontecerá a apresentação do teatro de bonecos “Bumba Meu Boi do Capitão Boca Mole”, que aborda o folclore do Bumba Meu Boi com a Festa do Santo Rei do Oriente.

 

As avenidas Marquês de Olinda e Alfredo Lisboa, serão os espaços destinados para a prática esportiva. No Marco Zero acontecerá um Mix de aulas gratuitas oferecidas pela Academia Companhia Athletica. Na Avenida Marquês de Olinda, das 14h às 18h, acontece a demonstração artística de patinadores e haverá a disponibilidade de monitores para a prática do esporte para a população em geral.

 

Também na Marquês de Olinda, há espaço para quem curte basquete de rua. Serão trazidas do Geraldão duas tabelas oficiais feitas de acrílico para a prática dessa modalidade, normalmente disputada por times de três atletas. Além disso, haverá também o aluguel de bicicletas, patins, skates, triciclos e quadriciclos.

 

Na Avenida Barbosa Lima, das 8h às 18h, acontecerá a exposição de artistas plásticos. Dez artistas trarão exemplares de suas obras e produzirão, na hora, pinturas em tela (que ficarão disponíveis para comercialização). Uma exposição de carros antigos acontecerá na Avenida Rio Branco, das 8h às 18h. Em parceria com o Clube de Automóveis Antigos de Pernambuco (CAAPE), serão mostrados carros de diversos modelos e épocas.

 

O Recife Antigo de Coração também deverá aguçar o espírito forrozeiro da população. Isso porque das 9h30 às 12h, acontecerá a apresentação de um trio de forró que deve colocar todos para dançar, no Marco Zero. No mesmo local haverá a apresentação do teatro de rua “A herança de nós Todos” que acontecerá das 15h às 16h, mostrando uma comédia educativa que trata das relações humanas (dominação, preconceitos, violência).

 

Uma caminhada cultural, com saída do Marco Zero às 15h30, vai levar a população de volta ao passado. Isso porque, acompanhados por um guia de turismo que interpretará momentos da história da cidade, a população fará um passeio pelas ruas e vai conhecer mais os detalhes do bairro. Além disso, haverá um cortejo com 15 músicos com violinos, violões, cavaquinhos e outros instrumentos, com saída também do Marco Zero, às 16h.

 

Para quem gosta de moda, haverá um desfile de moda pernambucana, das 16h às 17h. A realização é das três faculdades do curso de Moda do Recife: UNINASSAU, SENAC e Faculdade Boa Viagem (FBV). As três mostrarão criações dos seus alunos e looks montados nas ferinhas de artesanato, com o intuito de privilegiar os artesãos expositores. O desfile acontecerá ao som das Sambadeiras, grupo musical composto por mulheres que interpretam canções de grandes compositores brasileiros, tocadas em ritmo de samba.

 

Das 17h às 18h, haverá a apresentação do bloco lírico Bloco Flor da Lira. Será um espetáculo de sons e cores resgatando antigos carnavais. Neste mesmo horário haverá também a apresentação musical do havaiano Keola Beamer, Jeff Peterson e uma dançarina de hula.

 

No início da noite, por volta das 18h, as pessoas poderão se deliciar com a projeção de imagens e vídeos por meio de uma hidrotela. Entre o conteúdo será apresentado em uma tela formada pela água por meio de bombas potentes. Entre o material apresentado estarão as melhores fotos da campanha “Eu Amo Recife”, lançada no Instagram durante o mês de março. Serão projetadas mais de 100 fotos, além de vídeos educativos e relacionados à cidade e ao Rio Capibaribe.

 

ACESSO DE VEÍCULOS

Para que o espaço garanta a segurança das pessoas para a prática esportiva e de lazer, será necessário realizar o fechamento de algumas ruas e avenidas. Estarão fechadas para o tráfego de veículos: Avenida Rio Branco, Rua da Guia, Rua Álvares Cabral, Avenida Marquês de Olinda, Rua Dona Maria César, Rua do Bom Jesus, Avenida Alfredo Lisboa, Avenida Barbosa Lima, Rua Domingos José Martins e Praça do Arsenal da Marinha.

 

O acesso ao bairro para veículos continuará acontecendo pelas pontes Giratória, Buarque de Macedo e a do Limoeiro, além da Avenida Cais do Apolo e Cais da Alfândega. O estacionamento da Prefeitura do Recife ficará disponível para a comodidade dos cidadãos. Além disso, serão oferecidas quatro vans para realizar o traslado – de forma gratuita – até as ruas onde estarão ocorrendo as atrações. O serviço será oferecido das 7h às 21hs, com expectativa de espera em torno de 10 a 15 minutos.

 

 

Mais lazer

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife acontecerá normalmente, neste domingo. Das 7h às 16h, a população poderá utilizar o percurso que corta 11 bairros da cidade, ligando a Zona Sul à Zona Norte. O ponto de convergência é o Marco Zero, onde estará acontecendo o “Recife Antigo de Coração”.

 

A Ciclofaixa é oferecida todos os domingos e feriados e já prevê expansão da rota que deve ser anunciada e lançada até o fim deste semestre. A ideia é que os caminhos sejam criados por pontos turísticos da cidade. Mais informações sobre o funcionamento da Ciclofaixa estão disponíveis no site www.ciclofaixarecife.com.br.

 

A população conta ainda com um espaço exclusivo para a prática de atividades esportivas como skates, patins, patinetes, além das bicicletas. A Rua Dona Ana Xavier, localizada em Casa Amarela, já era conhecida pela prática e agora conta com o apoio da Prefeitura.

 

Deixe uma resposta

BLOGS PARCEIROS
Blog de 1 a 10
Recanto das Letras
Blog Olhares Blog Escritaci