As inquietações daqueles que fazem o mercado de ilustração do Recife terão espaço para formular novas perguntas e encontrar respostas no Ciclo de Debates Ilustra Recife, que inicia na tarde deste sábado (22), no Museu Murillo La Greca, no Parnamirim. Dentre os questionamentos levados em consideração pelo Educativo do Museu para montar a programação, estão a definição de ilustração, o papel e o espaço das diferentes técnicas, manuais e digitais, no panorama artístico e comercial, o valor de cada tipo de ilustração e as possibilidades de mercado.

A primeira conversa está marcada para iniciar às 15h, com o tema Processos Criativos na Ilustração, com a participação dos criadores Liz França, Hassan Santos, Simone Mendes e Bárbara Melo. A segunda rodada, Recursos artesanais e digitais na ilustração, inicia às 16h15, com João Lin, Márcio Vieira, Camilo Maia e Valeria Rey Soto. No dia 29 de março, também a partir das 15h, mais dois debates reúnem os interessados na produção gráfica, com os temas Ilustração para Infância e Juventude e Ilustração na Publicidade e no Jornalismo.

O Ciclo de Debates Ilustra Recife faz parte da mostra de mesmo nome, inaugurada em janeiro, no Museu Murillo La Greca, com a participação de 13 artistas recifenses ou radicados na cidade. A exposição coletiva apresenta de forma didática o processo e espaço criativo desses ilustradores. Até 30 de março, quem for visitar o La Greca poderá conferir fotografias dos ateliês, rascunhos, esboços e desenhos, assim como o produto final, com a aplicação do desenho, pintura e/ou colagem.

A exposição, que contou com a participação do ilustrador João Lin na curadoria, reúne trabalhos de Anabella Lopez, Bárbara Melo, Beto França, Camilo Maia, Eduardo Santos, Fernanda Simionato, Hassan Santos, Laerte Silvino, Liz França, Márcio Vieira, Rosinha, Simone Mendes e Valeria Rey Soto. A mostra é uma ação coletiva, elaborada de forma experimental pela equipe do Museu Murillo La Greca.

Neste recorte, é possível acompanhar desde a ilustração para livros didáticos – como é o caso da obra de Murillo La Greca referente ao arcabuzamento de Frei Caneca, presente em diversos livros que narram a história de Pernambuco – até as xilogravuras de Rosinha, as colagens de Bárbara Melo e as aquarelas de Simone Mendes, entre tantas outras formas de expressão.

Serviço:
Ciclo de Debates Ilustra Recife
Local:
Museu Murillo La Greca, Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim
Horário de funcionamento: de terça à sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h e sábados e domingos, das 13h às 17h
Entrada Franca

22 de março (sábado)

 

Tema 1: Processos criativos na ilustração
Horário: das 15h às 16h
Participantes: Liz França / Hassan Santos / Simone Mendes / Bárbara Melo

Tema 2: Recursos artesanais e digitais na ilustração
Horário: das 16h15 às 17h15
Participantes: João Lin / Márcio Vieira / Camilo Maia / Valeria Rey Soto
29 de março (sábado)

Tema 3: Ilustração para infância e juventude
Horário: das 15h às 16h
Participantes: Tati Moes / Anabella López / Rosinha

Tema 4: Ilustração na publicidade e no jornalismo
Horário: das 16h15 às 17h
Participantes: Beto França / Fernanda Simionato (Estúdio Pé-de-Ovo) / Laerte Silvino

Mostra Ilustra Recife
Aberta para visitação até 30 de março de 2014
Mais Informações: educativommlg@gmail.com | (81) 3355-3126 | (81) 3355-3127 | (81) 3355-3128.

Deixe uma resposta

BLOGS PARCEIROS
Blog de 1 a 10
Recanto das Letras
Blog Olhares Blog Escritaci