TURISMO2

Iniciativa tem início este mês e visa auxiliar os empresários nas novas técnicas do turismo, da alimentação e da higiene

O Sebrae em Pernambuco, em parceria com a Administração de Fernando de Noronha (ADEFN), desenvolveu o Programa de Capacitação e Qualificação para Empresários, que acontecerá no Recife, em Fernando de Noronha, Goiana, Olinda e Itamaracá entre os meses de julho e novembro de 2015. Em Fernando de Noronha, o Programa de Capacitação e Qualificação para Empresários começará no próximo dia 13. Com exceção do FGA, que fornecerá 127h de consultorias em cada empresa, 76h de workshops e 8h de encontros empresariais,  as qualificações devem acabar no mês de novembro.

O Sebrae, que tem como objetivo estimular o empreendedorismo, deseja por meio da ação atender às demandas de empresários dos meios de hospedagem, bares, restaurantes e outras atividades relacionadas ao setor do turismo.  Serão capacitações fundamentais para o desenvolvimento do empreendedorismo nesse segmento  no estado.

Outra questão fundamental do programa é o turismo. Espera-se, por meio desse ciclo de cursos que os empreendedores aprendam o máximo de conteúdo possível sobre o tema, para  que seus negócios atinjam as novas dinâmicas do mercado. “Fortalecer o turismo e a produção associada como diferencial turístico, atuando nas diversas atividades econômicas e fomentando as ações de comercialização junto ao trade turístico está entre as suas metas como agente de capacitação, promoção e desenvolvimento, que visa ainda estimular o empreendedorismo  possibilitar a competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios”, afirma a analista Izabel Francisca, do Sebrae/PE, sobre o programa de capacitações.

Entre as capacitações do programa em Fernando de Noronha está a qualidade no atendimento ao turista, que visa propiciar o acesso a conhecimentos teórico-práticos, com vistas à melhoria do desempenho profissional na qualidade do atendimento aos turistas. Outro tema a ser trabalhado pelo programa são as boas práticas na manipulação de alimentos, que terá apresentação de técnicas que atendam a legislação higiênico-sanitária vigente. Além disso, a aplicação desses procedimentos, que visam à comercialização de alimentos seguros para a saúde dos consumidores, também será discutida na instrução.

Programação – Consultorias oferecidas:

 

FGA

Objetivo: O propósito maior do programa é que os empresários de fato desenvolvam não apenas o pensamento estratégico, mas também a prática do estabelecimento de estratégias para as suas empresas, de modo a direcioná-las e guiá-las no sentido de decisões acertadas que sejam fruto da reflexão, da pesquisa e do conhecimento do seu ambiente de atuação

Carga Horária: 127h de consultoria em cada empresa, 76h de Workshops e 8h em encontros empresariais.

Período: A partir de julho de 2015

Duração: Um ano

Qualidade no atendimento ao turista

Objetivo: Propiciar o acesso a conhecimentos teórico-práticos, com vistas à melhoria do desempenho profissional na qualidade do atendimento aos turistas.

Carga Horária: 15h

Período: De 13 a 17 de julho

Técnicas de vendas

Objetivo: Criar condições para que o participante desenvolva competências para compreender os caminhos e as estratégias de vendas e refletir sobre a importância do vendedor para a empresa, para os clientes e para si mesmo, visando atuar de maneira estratégica para promover as vendas de produtos e serviços para obtenção dos melhores resultados em seus negócios.

Carga Horária: 15h

Período: De 27 a 31 de julho

Gestão empresarial integrada

Objetivo: Obter uma visão geral dos influenciadores do seu negócio, oferecendo possibilidades de integração e intervenção sobre estes. A intenção é quebrar o paradigma do lado técnico da gestão, demonstrando que a gestão das relações entre os diversos envolvidos é capaz de transformar o conhecimento adquirido em gestão integrada. Isto irá traduzir em eficácia empresarial, que está próxima  da excelência empresarial.

Carga horária: 15h

Período: De 3 a 7 de agosto

Técnicas de recepção em meios de hospedagem

Objetivo: Aperfeiçoar as técnicas dos serviços de governança e camareira, visando à melhor qualidade no serviço prestado, bem como à melhor gestão das atividades específicas de camareira.

Carga Horária: 20h

Período: De 24 a 28 de agosto

Boas práticas na manipulação de alimentos

Objetivo: Proporcionar técnicas que atendam à legislação higiênico-sanitária vigente e à adequação da aplicação dos procedimentos de boas práticas, os quais visam à comercialização de alimentos seguros para a saúde dos consumidores.

Carga Horária: 20h

Período: De 14 a 18 de setembro

 

Aproveitamento integral dos alimentos

Objetivo: Proporcionar a compreensão de técnicas de elaboração de receitas, utilizando o aproveitamento total do alimento e buscando evitar o desperdício alimentar.

Carga Horária: 15h

Período: De 29 de setembro a 2 de outubro

Apresentação e montagem de café da manhã

Objetivo: Atualizar e aprofundar competências que visem ao desenvolvimento profissional para montar mesas para o café da manhã, utilizando os utensílios necessários aos serviços, conhecendo as diferentes formas de montagens de mesas e serviços, e utilizando as técnicas cabíveis com elegância e criatividade.

Carga Horária: 15h

Período: De 18 a 23 de outubro

Gestão em meios de hospedagem

Objetivo: Propiciar o desenvolvimento das competências necessárias ao gerenciamento dos meios de hospedagem para planejar e gerenciar, levando em consideração a legislação vigente, com a excelência da qualidade exigida na prestação de serviços hoteleiros.

Carga Horária: 30h

Período: De 18 a 23 de outubro

Gestão ambiental nas empresas

Objetivo: Otimizar o uso dos recursos no ambiente de trabalho, minimizando os impactos na natureza e os custos do empreendimento.

Carga Horária: 20h

Período: De 9 a 13 de novembro

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